Contabilidade para profissional de TI: tudo o que você precisa saber 

A contabilidade para TI, assim como para outras empresas e também para o MEI, é fundamental para as empresas que desejam prosperar na área. Afinal, há diversos fatores que precisam de atenção contábil no negócio.  

Por exemplo, é por meio de um contador que todo negócio sabe o valor de seus ativos, passivos, custos, receitas, despesas, tributos, entre outros. Tem também dados mais apurados sobre rentabilidade e lucratividade do negócio, qual a produtividade da mão-de-obra, e tem ao seu lado um consultor na hora de elaborar seu planejamento tributário. 

Ou seja, a contabilidade para TI não é um artigo de luxo, mas sim uma necessidade. E melhor ainda se o escritório contábil for especialista na área. Quer saber mais? Então confira o artigo que preparamos abaixo! 

A contabilidade para TI 

O primeiro ponto é deixar claro qual a função do contador: ele é o profissional que cuida de questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais do negócio. 

É responsável em lidar diariamente com planilhas, demonstrativos, guias de impostos, contas a pagar e a receber, entre outras funções de fundamental importância para a saúde financeira de uma empresa de TI.  

Sua profissão exige muita atenção e responsabilidade e, para que possa exercer sua função, é necessário ter graduação em Contabilidade, além de possuir registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).  

Além disso, é o contador o responsável em auxiliar as pessoas na abertura e no fechamento de empresas, cuidando de todo o aspecto burocrático que o processo requer.  

E diante de um mercado tão concorrido, se destacam os contadores que se especializam em determinadas áreas, já que cada negócio possui suas legislações e resoluções específicas que requerem atenção redobrada.  

Por isso, empreendedores da tecnologia da informação devem contar sempre com contadores especialistas na sua área.  

Dessa forma, terão a certeza de que serão atendidos por profissionais que conhecem a fundo cada detalhe relativo ao seu segmento de atuação.  

É papel ainda do escritório de contabilidade para TI ser responsável pelos departamentos fiscal e contábil das empresas, sejam elas de qual tamanho for. 

Aspectos burocráticos 

Com base nas informações contábeis corretas, que são coletadas por meio de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios e demonstrativos que permitam uma melhor tomada de decisão por parte do empreendedor.  

Essa decisão deve analisar onde os gastos são maiores, em qual setor é possível reduzir as despesas, e qual o melhor momento para fazer novos investimentos.  

Aliás, com um contador especialista ao seu lado, você saberá fazer uma leitura mais certeira de relatórios contábeis e fiscais, já que a linguagem é bastante técnica, evitando erros de interpretação. 

Por fim, vale mencionar que uma contabilidade especialista na área da TI possui vantagens e é uma atividade essencial no dia a dia da sua empresa. Além de toda gestão fiscal e tributária, eles fornecem suporte e consultoria qualificada.  

Ter um profissional contábil como consultor permite ainda ao empresário ter mais tempo para prospectar novos clientes e dar maior atenção ao crescimento da empresa, enquanto o contador cuida dos detalhes do gerenciamento. 

Aspectos financeiros 

Uma contabilidade para empresas de TI tem também maior conhecimento sobre as áreas tributárias e financeiras do setor da tecnologia da informação, identificando mais rapidamente erros ou problemas e indicando soluções com maior velocidade. 

Desta forma, o empreendedor consegue fazer correções de rotas com maior facilidade e baseado em informações reais do seu negócio, sem achismos ou erros. 

Além disso, o contador auxiliará o empreendedor a escolher o regime tributário que melhor se encaixa dentro do perfil da sua empresa. Isso permitirá que apenas os impostos realmente necessários sejam pagos, sem gastos extras.  

E vale lembrar que escolha errada ou o descumprimento de obrigações fiscais podem resultar em maiores custos para a empresa ou mesmo penalidades, que podem ser multas ou até mesmo o fechamento da empresa. 

Uma das melhores formas de evitar isso é tendo a orientação de um contador que seja especialista na área da TI. Ele fornecerá toda a consultoria necessária no momento do planejamento tributário e o orientará constantemente sobre a execução de operações e na avaliação dos documentos fundamentais para o futuro do seu negócio. 

Tenha um especialista ao seu lado 

Como viu, um escritório de contabilidade para empresas de TI, assim como para negócios de outros segmentos, é essencial para quem deseja prosperar na área. Ter uma equipe altamente especializada cuidando de todos os aspectos contábeis do negócio também dá ao gestor mais tranquilidade para se dedicar ao crescimento da sua empresa. 

Aqui na AGOS Contabilidade somos especialistas na área e temos profundo conhecimento sobre os aspectos tributários e fiscais da área da TI. Desta forma, podemos dar todo o suporte necessário aos empreendedores da área, garantindo sempre a máxima eficiência em seus projetos.